Fonte Conselho Empresarial
29 de jan. de 2024
Reunião emergencial para discutir soluções sobre a erosão e avanço do mar na Praia Principal.
A reunião emergencial realizada pelo Conselho Empresarial de Jericoacoara, teve como objetivo discutir a situação crítica da orla da Vila de Jeri devido à erosão costeira e ao aumento da maré. A situação demanda soluções de curto prazo, bem como um estudo científico de longo prazo para encontrar alternativas mais eficazes para resolver o problema.
No encontro estiveram presentes representantes de diferentes organizações e entidades, incluindo:
• CAGECE (Companhia de Água e Esgoto do Ceará);
• Lu Moraes do Conselho Comunitário @conselhocomunitariojeri;
• Benedita Neta da ADEJERI @autarquiadejericoacoara;
• Milton Argemiro Secretaria de Turismo Municipal e profissionais vinculados à Secretaria de Infraestrutura do município de Jijoca de Jericoacoara;
• Clovis Lima, gestor da APA (Área de Proteção Ambiental), representando a Secretaria do Meio Ambiente do Estado;
• Katia Carneiro, chefe substituta do PARNA Jeri (ICMBio);
• LABOMAR/UFC: Participando virtualmente com os professores Tommaso, Paulo Henrique e Alexandre.
LABOMAR é o Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (UFC) envolvido no estudo da região costeira;
Na reunião, a CAGECE apresentou duas alternativas de soluções imediatas para a situação. Ficou acordado entre todos os participantes que será encaminhado um ofício aos órgãos da SOP (Superintendência de Obras Públicas), LABOMAR, SEMA (Secretaria do Meio Ambiente), SETUR (Secretaria de Turismo) e SEINFRA municipal (Secretaria de Infraestrutura do Município) para que possam colaborar com a CAGECE e ENEL a fim de encontrar a melhor solução para o problema em andamento.
Essa abordagem colaborativa envolvendo diversos órgãos e entidades é essencial para lidar com questões complexas como a erosão costeira e o aumento da maré, garantindo a preservação da região e a proteção das comunidades locais.