Fonte Conselho Empresarial
16 de jan. de 2024
Essa reunião é o primeiro passo para que um estudo de solução seja dado a médio prazo.
O Conselho Empresarial de Jericoacoara (CEJ) realizou reunião online com o Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (LABOMAR-UFC), juntamente com os representantes do Conselho Comunitário de Jericoacoara (CCJ) e Autarquia de Desenvolvimento de Jericoacoara (ADEJERI) para tratar da erosão costeira, na Praia Principal, e solicitar um projeto de estudo científico que viabilize alternativas sustentáveis para conter o problema.
Na reunião, foram discutidas algumas sugestões de soluções propostas pelos representantes do LABOMAR que colheram os depoimentos da diretoria do CEJ e CCJ.
No final da reunião, a diretoria do LABOMAR, Lidriana Pinheiro, colocou-se à disposição para atender ao pedido do CEJ por meio formalização da solicitação via ofício do estudo que poderá direcionar no futuro a melhor solução para a contenção desta erosão. Será então dado encaminhamento de um pedido oficial ao Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará.
Na próxima quinta-feira 18/01/2024, às 17h, combinou-se também uma visita técnica com o LABOMAR e alguns membros da Diretoria CEJ, para percorrer a Praia Principal e ver as condições desse avanço do mar. Outros órgãos como CAGECE e ADEJERI podem estar presentes para um diálogo que vise soluções a curto prazo para o grave contexto do problema em questão.
Estiveram presentes nesta reunião online:
CEJ: Delphine Estevenet, Silmara Ambrosio, Marcelo Laurino, Osvaldo Leal, Renato Melo, Marina Nasedkina, Tainá Facó e Julio Cesar Borges.
CCJ: Lucimar Moraes
ADEJERI: Fred Landim
LABOMAR-UFC: Tommaso Giarrizzo, Marcelo de Oliveira, Lidriana Pinheiro